Sabe me dizer a quantidade de lugares que visitou nos últimos dias, onde tocou as mãos e quantas vezes coçou os olhos depois disso? E quantos desses lugares estavam limpos o suficiente para não colocar seus olhos em risco?
É diante de situações como essa que as alergias oculares podem surgir. Elas são caracterizadas por uma reação exagerada do sistema imunológico a alguma substância irritante, os chamados alérgenos. Entre os mais comuns estão os ácaros, poeira, pólen, mofo, pelos de animais e produtos de limpeza.
Quem é alérgico a essas substâncias costumam apresentar sintomas semelhantes à conjuntivite, como vermelhidão, coceira, irritação, sensibilidade à luz, lacrimejamento e inchaço, e se não houver tratamento adequado, é possível surgir complicações (úlceras, placas e vasos anormais na periferia da córnea).
É possível evitar!
Você certamente já ouviu que “prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo? E essa frase também serve para as alergias oculares. Saiba o que você pode fazer ao longo do dia para evitar esse problema:
1 – Reduza o número de travesseiros, roupas de cama, cortinas, bicho de pelúcia e objetos que acumulem poeira;
2 – Sempre que possível, higienize a roupa de cama com água quente e deixe-as secar ao sol;
3 – Mantenha a casa limpa, arejada e com exposição ao sol, a fim de evitar o acúmulo de ácaros;
4 – Prefira usar aspiradores de pó e panos úmidos ao limpar a casa, dispense vassouras, espanadores e objetos que podem espalhar a poeira na hora da limpeza;
5 – Elimine vazamentos de água, uma vez que estes favorecem o aparecimento de mofo;
6 – Encape colchões e travesseiros com material impermeável ou antialérgico;
7 – Faça a limpeza do ar-condicionado semanalmente;
8 – Evite coçar os olhos;
9 – Caso tenha animais domésticos, mantenha-os sempre limpos e tosados;
10 – Evite ambientes com muito pó, fumaça ou com odores fortes.
Vale a pena lembrar que, ao notar o primeiro sinal de irregularidade nos olhos, é importante procurar um oftalmologista. Ao diagnosticar a alergia, o médico costuma tratar por meio de colírios, como anti-histamínicos e acompanhamento regular.
Deixe um comentário