Envelhecimento e visão – por quê fazer um check-up da visão aos 40 anos
julho 3, 2019
Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?
outubro 31, 2019

Estrabismo – o que é?

Estrabismo é a doença onde os olhos perdem o seu alinhamento correto.

O estrabismo pode se apresentar no indivíduo desde seu nascimento por fatores genéticos. Mas, também pode ser adquirido ao longo da vida sendo causado por outras doenças físicas, (diabetes, doenças neurológicas), por problemas de visão, como hipermetropia em um grau elevado e traumatismos na cabeça ocorridos em acidentes.

Bebês com menos de quatro meses de idade podem apresentar um pequeno desvio nos olhos, por imaturidade nos sistemas visual e cortical, com incapacidade de coordenação dos movimentos oculares nas primeiras semanas de vida. A existência de qualquer desvio ocular após esta idade ou o aparecimento de grandes desvios ao nascimento não são fisiológicos, ou seja, são anormais. Portanto, a criança deve ser encaminhada para exame oftalmológico.

Pessoas que desenvolvem estrabismo em fases avançadas da vida têm como principal sintoma, além do desvio aparente, a diplopia, comumente conhecida como visão dupla, onde se enxerga os objetos em dobro. A importância de detectar o estrabismo não é somente uma questão estética. Estrabismo pode levar a perda da visão em um dos olhos (ambliopia).

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
×
Faça um agendamento pelo WhatsApp