Rinite pigmentosa: saiba o que é

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?
outubro 31, 2019
Dr. posso tratar catarata com colírio?
novembro 25, 2019

Rinite pigmentosa: saiba o que é

Não é muito famosa, são raros os casos, mas a RETINITE PIGMENTOSA é uma degeneração progressiva da retina, o tecido localizado no fundo do olho que é responsável por transformar a imagem que vemos em impulsos elétricos, que serão decodificados no cérebro. Pode levar à perda de visão moderada a grave, se não for diagnosticada precocemente.

Na maior parte das vezes, a retinite pigmentosa é hereditária, então se você tem alguém na família que foi diagnosticado com esse distúrbio é bom ficar atento aos sintomas e se consultar regularmente com um oftalmologista. Uma das formas da doença tem um padrão hereditário dominante, o que significa que se um dos pais tiver esse gene anômalo dominante, é bem provável que o filho terá também. Mas essa não é a única forma de manifestação da doença.

Ainda sobre a genética, existem outras formas da ocorrência da retinite pigmentosa, ela pode ser causada também por um gene recessivo, e, neste caso, ambos os pais precisam ter o gene para que o filho tenha a doença. Ainda em outro caso, existe um padrão hereditário recessivo, ligado ao cromossomo X e que ocorre principalmente nos homens que herdam um gene anômalo da mãe.

Neste último, principalmente nos homens afetados, pode ocorrer, além da retinite, uma perda de audição hereditária que configura a chamada síndrome de Usher.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
×
Faça um agendamento pelo WhatsApp